Go to the top
Friday / Apr 17, 2020 /

Gestão de Emoções

clara / Uncategorized / 0 Comments

Por diversas ocasiões, ao longo do meu percurso como psicóloga, surge o apelo por parte dos pacientes sobre como hão-de controlar e gerir as suas emoções, em especial as negativas – raiva, tristeza, angústia, medo… São emoções que dominam, causam “dor” no corpo, aprisionam, paralisam os movimentos e, regra geral, causam tal incómodo que o…

Thursday / Apr 16, 2020 /

Solidão Social VS Solidão Emocional

clara / Uncategorized / 0 Comments

Nesta fase de quarentena, quando sair à rua impõe perigos para a saúde física pessoal e coletiva gerados pelo vírus COVID-19, há que refletir nas consequências mentais e psicológicas que também jogam na mesma equação. Sózinhos e solitários em nossas casas com as poucas distrações da tecnologia, televisão ou rotinas de higiene, alimentação e limpeza,…

Thursday / Apr 16, 2020 /

Educar para a Empatia

clara / Uncategorized / 0 Comments

A empatia refere-se, antes de mais, à capacidade de, ao observar o comportamento, atitudes, postura, voz e expressão corporal de outra pessoa, sermos capazes de perceber o que possa estar a sentir ou, por outras palavras, perceber o seu ponto de vista, apesar do nosso puder ser divergente a respeito de determinado tema. É uma…

Thursday / Apr 16, 2020 /

Construção da Autoestima e Autoconfiança

clara / Uncategorized / 0 Comments

Muitas e frequentes vezes, pacientes numa primeira consulta trazem a queixa da falta de autoestima, segurança e confiança neles mesmos. É algo, diria eu, muito comum na sociedade que vivemos. Serão os aspetos culturais ou idiossincrasias familiares e/ou educacionais que geram esta lacuna? Os portugueses, em geral, não são um povo confiante. Há toda uma…

Thursday / Apr 09, 2020 /

Razão VS Emoção

clara / Uncategorized / 0 Comments

Somos seres pensantes. Como tal, a todo o instante, acedem à nossa mente múltiplos pensamentos. Uns mais realísticos e plausíveis, coerentes, outros disparatados e improváveis. Não temos, em circunstâncias comuns e isentos de treinamento, capacidade de impedir o surgimento desta corrente de pensamentos. E isso faz de nós sujeitos passivos no campo da ideação? Não!…

Thursday / Mar 02, 2017 /

A Educação em Mudança

clara / Uncategorized / 1 Comment

Tratar da educação, em qualquer tempo ou momento histórico, é um desafio que envolve muita responsabilidade. Desta forma, a crise na educação afeta e é efeito da realidade mundial. Por outras palavras, a descrença na autoridade educacional está ligada à descrença na autoridade política. O desânimo para com o mundo e a falta da responsabilidade…

Monday / Feb 06, 2017 /

Como é Ser Psicóloga?

Corexdesign / Uncategorized / 1 Comment

Como surgiu esta paixão pela Psicologia? 12º ano de escolaridade, 17 anos de idade, iniciar-me aos estudos da Psicologia no Curso Científico-Natural na pequena localidade de Vila Nova de Foz Côa. Lembro-me que todos os temas eram absorvidos com uma vontade e gosto que nunca tinha experimentado. O livro acompanhava-me para todo o lado; não…